Leitura e Educação – Ano 2, v. 2, n. 3, jul-set/2016

Editorial 
p. 1-2
Leitura e Educação  
Profa. Dra. Márcia Cabral da Silva – UERJ
p. 3-22   
Textos Selecionados:
  1. O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
    Solange Jobim e Souza e Sonia Kramer
  2. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização
    Cecília M. A. Goulart.
  3. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais
    Ana Luiza Bustamonte Smolka
  4. Língua escrita, sociedade e cultura Relações, dimensões e perspectivas
    Magda Becker Soares
  5. Um balanço crítico da “década da alfabetização no Brasil”
    Maria do Rosário Longo Mortatti
  6. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – uma avaliação diagnóstica
    Jane Paiva e Andrea Berenblum
  7. Oralidade, memorização e mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930- 1950)
    Ana Maria de Oliveira Galvão
  8. Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação
    Marta Maria Chagas de Carvalho
  9. Os modelos contraditórios de leitura: entre formação e consumo. Da alfabetização à cultura de massa
    Anne-Marie Chartier
  10. Grupo focal em pesquisa qualitativa com jovens
    Márcia Cabral da Silva