Educação Matemática – Ano 2, vol. 2, n. 2, abr-jun/2016

 Editorial  
p. 1-2
OS MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA NA ESCOLA:
do ensino de matemática para a educação matemática; da educação matemática para o ensino de matemática; do ensino de matemática para a Educação Matemática; da Educação Matemática para o Ensino de Matemática?
Textos Selecionados:
  1. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a educação matemática como campo profissional e científico
    Jeremy Kilpatrick
  2. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização
    Antonio Miguel
    Antonio Vicente Marafioti Garnica
    Sonia Igliori
    Ubiratan D’Ambrosio
  3. A educação matemática e o estado do mundo: desafios
    Ubiratan D’Ambrosio
  4. Diferentes usos de tecnologias digitais nas licenciaturas em Matemática da UAB
    Marcelo de Carvalho Borba
    Aparecida Santana de Souza Chiari
  5. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas
    Lourdes de la Rosa Onuchic
    Norma Suely Gomes Allevato
  6. A investigação como eixo da formação docente em Educação Matemática
    Iran Abreu Mendes
  7. A inclusão de alunos cegos na aulas de Matemática: explorando área, perímetro e volume através do tato
    Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
    Lulu Healy
  8. O lugar da Matemática Escolar na Licenciatura em Matemática
    Wagner Rodrigues Valente
  9. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?
    Dario Fiorentini
    Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira
  10. As discussões entre formador e professores no planejamento do ambiente de modelagem matemática
    Lilian Aragão da Silva
    Andréia Maria Pereira de Oliveira