Educação e Consciência Histórica – Ano 3, v.3, n.4 out-dez/2017

 

Editorial 
p.1-2
As investigações sobre a aprendizagem histórica dos jovens no campo de pesquisa da Educação Histórica presentes em revistas virtuais 
p.3-29
Textos selecionados:
1. Educação Histórica: a construção de um campo de pesquisa
Geyso Dongley Germinari
2. Os jovens portugueses: ideias em História
Isabel Barca
3. Jovens brasileiros e europeus: identidade, cultura e ensino de História (1998-2000)
Maria Auxiliadora Schmidt
4. Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica
Maria Auxiliadora Schmidt; Ana Claudia Urban.
5. A formação da consciência histórica: ideias de alunos em relação ao conceito escravidão africana no Brasil
Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd
6. A aprendizagem histórica e os jovens na formação dos professores realizada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Lidiane Camila Lourençato; Maria Auxiliadora Schmidt.
7. Protonarrativas e possibilidades de intervenção: práxis e Educação Histórica no IFPR
Thiago Augusto Divardim de Oliveira; Maria Auxiliadora Schmidt.
8. Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal
Marília Gago
9. As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
Marcelo Fronza
10. Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen
Éder Cristiano de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *