Educação Rural e História da Educação

A Educação Rural é o tema deste número da Pensar a Educação em Revista. As editoras Evelyn Orlando e Alexandra convidam a todos para conferir importantes contribuições aos estudos sobre a história da educação rural. O texto de apresentação intitulado Educação rural em perspectiva histórica estrutura-se a partir de consistente pesquisa e discussão bibliográfica, com destaque para as teses e dissertações sobre o tema, bem como, artigos publicados em periódicos de circulação nacional, e em livro digital (e-book) com download gratuito. Nas palavras da pesquisadora convidada para discutir o tema, Virgínia de Ávila, “evidenciaram-se, dessa forma, “ausências e silenciamentos” quanto ao lugar que essa modalidade educativa deveria ocupar na história da educação brasileira”. A autora indica que este é ainda um campo de pesquisa pouco explorado, mas esse quadro vem apresentando uma sensível mudança desde 2010, quando se observa um interesse maior por parte dos pesquisadores e uma produção qualitativa de estudos que têm contribuído para o avanço do conhecimento na área.

A autora, Virgínia Pereira da Silva de Ávila, é doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, onde defendeu a tese História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952) – uma abordagem comparada”. A autora é Professora da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares e vem desenvolvendo pesquisas a respeito do papel desempenhado pela Educação Rural na escolarização da população brasileira, na primeira metade do século XX.

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