Educação superior e Inclusão: O desafio de chegar lá…

O novo número do periódico eletrônico de revisão Pensar Educação em Revista organizado pelas novas editoras Elaine A. Teixeira Pereira (UDESC) e Rita Cristina Lima Lages (UFOP) está no ar! Para a edição correspondente ao último trimestre, as editoras convidaram as professoras Michele Waltz Comarú, docente no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Cláudia Mara Lara Melo Coutinho, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) para que organizassem um número com o tema Educação superior e Inclusão.

O número apresenta o artigo Educação superior e Inclusão: O desafio de chegar lá…, nele as autoras direcionam nossos olhares para a importância da educação inclusiva no ensino superior no Brasil, destacando a construção da cidadania, calcada no acesso à formação para o trabalho e na emancipação do sujeito. Ancoradas em trabalhos científicos, as autoras problematizam a educação inclusiva no Brasil e com a finalidade de melhor compreender esse processo, elegem três temáticas para as análises: Ingresso, permanência e números de AD (alunos com deficiência) na Universidade; Reflexões sobre a importância das ações de inclusão no ensino superior; Práticas em nível de graduação para AD.

A edição Educação superior e Inclusão nos convida para que nós, professores, pesquisadores, atentemo-nos ao processo de entrada de AD no ensino superior, refletindo sobre em que medida esses sujeitos provocam um movimento que nos tira da zona de conforto e nos desafia a avançar.

Deixamos, portanto, um convite para a leitura que provoque reflexões e que enseje a produção de mais trabalhos sobre a temática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *