Nova Edição Da Revista

Ensino de literatura: um ato político

Nova edição do periódico Pensar a Educação em Revista apresenta uma revisão bibliográfica sobre o ensino de literatura e sua importância na formação política na escola

O Pensar a Educação em Revista apresenta, neste número, uma revisão bibliográfica centrada na temática Educação e Ensino de Literatura. O professor e pesquisador Rodrigo Corrêa Martins Machado, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em seu artigo Ensino de literatura: discussão necessária e questão política, nos conduz a uma reflexão sobre o ensino de literatura na sala de aula, baseando-se nas políticas públicas curriculares e nas produções de estudiosos que se dedicaram ao tema, entre os quais se destacamTzvetanTodorov,Antônio Cândido, Teresa Colomer, entre outros.

O autor chama atenção para a importância de se destacar o caráter político dos textos literários.Ao pleitear o ensino de literatura também com um engajamento político, social e cultural,Machado advoga que os leitores devem se sentir representados e incluídos nas obras que leem. Assim, a literatura desempenha “o grande poder de palavra política, de reflexão acerca das pessoas e sociedades”. Além disso,reflete sobre a formação do gosto pela leitura literária, gosto esse que deve partir da experiência do leitor, ampliando-se para outros universos.

Além do artigo inédito, o autor indica dez trabalhos sobre a temática, por ele considerados como relevantes. Esses textos compõem o sumário desse número da Revista e estão disponíveis para acesso online.

Lembramos que o Pensar a Educação em Revista reúne estudos sobre temas pertinentes ao debate educacional atual, tanto com a finalidade de fornecer subsídios para professores e pesquisadores, quanto de contribuir para que os desafios da educação no Brasil sejam objeto de reflexão.

Deixamos o convite para a leitura do artigo de Rodrigo Corrêa Martins Machado, assim comodos dez trabalhos por ela indicados – o que, certamente, ampliará nosso olhar sobre a temática Educação e ensino de literatura.

Elaine A. Teixeira Pereira

Rita Cristina Lima Lages

Editoras do Pensar a Educação em Revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *