Pensar a Educação em Revista é um periódico com edições temáticas, apresentadas por um especialista da área, e tem como finalidade servir como ferramenta bibliográfica ao leitor. O objetivo da revista é produzir um duplo movimento: indicar uma bibliografia seminal sobre uma determinada temática e, ao mesmo tempo, reuni-la num único espaço, facilitando ao leitor/pesquisador o acesso aos textos.
Desse modo, os trabalhos são encomendados a pesquisadores especialistas na temática de cada edição ou recebidos a partir da proposta espontânea dos pesquisadores.
Os autores mantêm os direitos autorais e têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, após a primeira publicação no Pensar a Educação em Revista.
Além do artigo, deverão ser enviados, em arquivos separados, uma foto e um minicurrículo do autor. Neste, devem constar, no mínimo, nome completo do autor com a descrição da ocupação e vinculação profissional atual; informação da qualificação acadêmica com a respectiva instituição; área(s) de experiência na pesquisa (se possível, citar alguns projetos coordenados); endereço eletrônico para contato, link para o Lattes e sua vinculação com Grupo(s) de Pesquisa.
Depois de recebidas, as propostas serão submetidas a 3 etapas de avaliação:
 
Etapa 1: análise quanto à forma
 
Essa etapa é de responsabilidade dos editores. Os textos são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista e à linha editorial.
O texto deve ser configurado com margens superior e inferior 2,5 e esquerda e direita 3,0; papel A4; entrelinhas 1,5; alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; citações destacadas e em nota de rodapé, Times New Roman 10 e espaçamento simples. A extensão dos originais deverá ter entre 45 mil e 55 mil caracteres. Os textos indicados deverão vir acompanhados dos links das revistas onde foram publicados originalmente.
As referências utilizadas no artigo devem ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Colaborações que não contenham as referências bibliográficas não serão consideradas para exame e publicação.
As notas de rodapé, caso utilizadas, deverão ser numeradas e inseridas pelo Word for Windows no final da página.
 
Etapa 2: análise por pares quanto ao mérito 
 
Os trabalhos serão avaliados, nessa etapa, pelos membros do Conselho Editorial. Será levado em consideração se a contribuição é original, inédita, se o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na Etapa 1 desta Seção, se o colaborador vem se constituindo como referência na área temática do dossiê.
 
Etapa 3: revisão e adequação do trabalho às normas da revista
 
Uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido à revisão de linguagem, normalização e formatação.
A normalização da revista segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
 
Envio dos Originais
 
As colaborações deverão ser submetidas para o e-mail  revistapepb@gmail.com  em três arquivos:
  • artigo e textos indicados
  • minicurrículo do autor
  • foto

Os arquivos com artigo e minicurrículo do autor deverão ser encaminhados em formato  “.doc”. A foto em formato “.jpg”.