O periódico Pensar a Educação em Revista tem como foco e escopo a publicação de sínteses sobre a produção acadêmica das diversas dimensões do fenômeno educativo com o objetivo de incentivar o avanço do conhecimento sobre estes temas. Publicado desde abril de 2015, com periodicidade trimestral e acesso gratuito, a publicação também oferece subsídios teóricos para reflexões sobre os grandes desafios da educação brasileira e as demandas educacionais de nosso tempo.

Pensar a Educação em Revista é uma ação do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), desenvolvido em rede por várias instituições de ensino superior do país. A revista possui o mesmo caráter e se constitui como uma publicação colaborativa e de acesso aberto, e uma ferramenta de comunicação científica, disponível na internet para  leitura,  pesquisa,  download, copia, distribuição e impressão dos textos. Por sua natureza gratuita, o periódico permite aos usuários ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

A proposta do Pensar a Educação em Revista consiste no duplo movimento de indicar uma bibliografia seminal sobre determinadas temáticas e reunir os textos em um único espaço, facilitando ao leitor o acesso aos mesmos.

Os textos são selecionados por um especialista da área, que é o responsável, também, pela elaboração de uma revisão bibliográfica sobre o tema em discussão, cujo objetivo é situar o leitor no conjunto da produção científica daquele respectivo tema. Cada edição do Pensar a Educação em Revista publicará um artigo inédito de revisão bibliográfica e reunirá os 10 principais textos disponíveis na Internet, sobre determinada temática.

A revista tanto publicará números temáticos encomendados pelo Conselho Editorial quanto por iniciativa espontânea dos pesquisadores. Propostas de organização de números temáticos do Pensar a Educação em Revista devem ser encaminhados  à Editoria da revista conforme especificado nas Informações a Colaboradores.