O periódico Pensar a Educação em Revista é uma das ações do Projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”, iniciativa desenvolvida em rede por várias instituições brasileiras. O seu objetivo é provocar os professores,  os pesquisadores e demais interessados na escola pública, a pensarem a educação no Brasil, considerando seus múltiplos sentidos e práticas.

Desde que foi organizado, em 2007, o Projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022” tem desenvolvidos várias ações de ensino, pesquisa e extensão que buscam compreender e discutir o lugar da educação nos projetos de Brasil elaborados nos últimos 200 anos. Uma das principais dimensões do projeto é o esforço de realizar a comunicação pública das pesquisas realizadas no campo da educação, notadamente nos programas de pós-graduação em educação e afins.  Para isso, o Projeto mantém um programa semanal de rádio, um boletim semanal de comunicação científica, um seminário anual de debates e um conjunto de pesquisas desenvolvidas em rede.

A organização do Pensar a Educação em Revista  faz parte desse esforço de comunicação científica e pretende ser mais um canal de contribuição para o melhor entendimento dos nossos grandes desafios educacionais e parte do esforço coletivo para a construção de uma educação de qualidade para todos os brasileiros.