PE Revista – Final

Ensino de Sociologia no Brasil

Este número do Pensar a Educação em Revista é dedicado ao tema Ensino de Sociologia no Brasil. Manifestamos nossa satisfação pela oportunidade de trazer aos leitores e leitoras essa discussão, dada sua pertinência no cenário atual, em que as Ciências Humanas e Sociais, especialmente a Sociologia, considerando o assunto em pauta, vêm sendo objeto de críticas e de ataques diversos.
Organizado pelos professores Marcelo Cigales, da Universidade de Brasília (UnB), e Cristiano das Neves Bodart, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o número do Pensar a Educação em Revista que o/a leitor/a tem em mãos apresenta dez textos sobre a temática, seguindo a linha editorial do periódico, além do texto inédito de autoria dos citados professores. Intitulado O que ler sobre o ensino de Sociologia no Brasil?, o texto tem por objetivo a revisão do assunto em pauta. Num exercício didático e a fim categorizar os textos por eles escolhidos, os professores recorrem a seis eixos temáticos que, de alguma forma, refletem as principais pesquisas produzidas no Brasil sobre o ensino de Sociologia: História da disciplina; Formação de professores; Prática de Ensino; Sentidos pedagógicos; Subcampo de Pesquisa; Currículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *