Revista Capa

Uma revisão bibliográfica sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil

Em tempos de pandemia, a nova edição Pensar a Educação em Revista apresenta uma reflexão do professor Eucídio Arruda sobre a Educação à Distância, além de uma selação de textos importantes sobre o assunto

Oferecemos, neste número do Pensar a Educação em Revista, uma oportunidade de reflexão sobre a Educação a Distância (EaD) no tempo presente, considerando, sobretudo, sua prática no contexto da pandemia do novo Coronavírus. O número atual, que tem por título EaD no Brasil: atualidade e perspectiva, nos faz aprofundar no  cenário da excepcionalidade da pandemia e do consequente isolamento social que reorientou modos de organizar a vida, conduzindo a escola para a imediata necessidade de repensar e de reorganizar seus tempos e modos de ensino.

Para realizar a revisão bibliográfica e discutir as pesquisas sobre a temática, o Pensar a Educação em Revista convidou o pesquisador Eucidio Pimenta Arruda, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seu artigo “Educação, Educação a Distância e tecnologias digitais: perspectivas para a educação pós-Covid-19”, verifica-se uma preocupação em apresentar aos educadores aportes teóricos que os orientem criticamente para o uso das tecnologias digitais, apontando para a necessidade de a escola repensar suas práticas a partir da emergência da educação remota no contexto do Coronavírus. A excepcionalidade da pandemia fez, segundo Arruda, transparecer as dificuldades das instituições de ensino em incorporar TDIC em suas práticas. Indica, portanto, o contexto atual como uma oportunidade para se repensar o desenvolvimento de tecnologias e seus usos no ensino escolar.

Por fim, o professor apresenta 10 textos que considera fundamentais para uma boa reflexão e prática de ensino remoto.

Desejamos uma proveitosa leitura a todos e todas!

 

 

Elaine A. Teixeira Pereira

Rita Cristina Lima Lages

(editoras do Pensar a Educação em Revista)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *